Semana do Jornalismo de Ambiente 2023

Event Date: 
November 6, 2023 to November 10, 2023

O jornalismo de ambiente desempenha um papel fundamental na sensibilização, desenvolvimento e enraizamento de atitudes e comportamentos, e na transformação do discurso e ações do público face às questões ambientais.

No entanto, em Portugal, o jornalismo de ambiente pode ser classificado como espécie ameaçada, empurrado frequentemente para um estatuto de quase-extinto pelos media e, consequentemente pela sociedade. Muito embora ainda resistam valiosos jornalistas especializados nos domínios do ambiente, a extinção profissional e social verifica-se frequentemente a nível regional, e o grau de ameaça é pouco menor nos órgãos com alcance nacional. Os resultados deste cenário são um dos principais motivos por detrás do afastamento transversal da população portuguesa perante a degradação do património natural e das organizações que lhe fazem frente.

Ciente desta realidade que importa inverter e da necessidade de, colaborativamente, se construírem soluções, a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) apresenta em 2023 a segunda edição da Semana do Jornalismo de Ambiente. O evento terá lugar nas tardes de 6 a 10 de novembro na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em Lisboa.

Event Details